Costumo perceber que há muita ansiedade entre os leitores e clientes de consultoria sobre como se vestir bem sem alfaiataria.
É, claro, um tópico que abordamos muitas vezes. Mas hoje eu gostaria de enfatizar um ponto que muitas vezes é esquecido, apesar de ser bastante intuitivo: que esse modo de vestir tem muitos princípios em comum com terno e gravata.
Roupas casuais podem ser chiques. Roupas de qualidade em cores de bom gosto, bem feitas e bem ajustadas, sempre serão elegantes. Na verdade, muitas vezes mais do que um terno barato ou vistoso - uma camisa branca bem cortada e calças de linho, em vez de um terno azul brilhante e gravata de cetim.
Essa roupa simples e casual não é tão objetivamente formal quanto a alfaiataria. Mas então a formalidade é um valor social: varia de acordo com a indústria, localização e idade.
Elegância, eu diria, é mais permanente.
Então, quais são as características dessas roupas casuais e chiques? Vamos examiná-los.O número um, eu acho, é uma sutileza de cor. Um terno elegante é escuro e discreto, e roupas casuais elegantes não são diferentes. Marinho e cinza ainda predominam - e quando outras cores aparecem, elas são igualmente atenuadas.
Se você usar uma camisa oxford, calça jeans e uma camiseta de lã, eles ficarão mais elegantes em cores como branco, marinho e cinza (talvez respectivamente). Eles também podem ser azuis, bege e verde-oliva (novamente, respectivamente), mas o princípio seria o mesmo: nada de royal blues ou amarelos ácidos.
Segundo traço: simplicidade de padrão.
Novamente, tudo isso é muito intuitivo, mas dado quantos leitores perguntam se uma peça de roupa é mais inteligente do que outra, vale a pena explicar.
Um terno é mais casual, "esportivo", quando apresenta uma grande vidraça ou uma espinha de peixe proeminente. O mesmo com roupas casuais: uma camisa xadrez madras não é tão elegante quanto uma simples.
Textura também. Uma camiseta de malha é uma maneira elegante de se vestir casualmente porque seu caimento e acabamento suave a tornam mais inteligente do que uma camiseta normal. Uma camiseta de malha azul marinho usada com calças de flanela creme é extremamente elegante, mas parece um mundo diferente de um terno e gravata.
O número três é fácil para qualquer leitor dedicado: as roupas devem servir.
O caimento pode ser mais importante do que qualquer outra coisa quando se trata de moda masculina, e tão importante com a elegância casual quanto com a alfaiataria.
Eu regularmente sugiro calças sob medida como uma boa maneira de se vestir em um ambiente mais elegante, porque calças bem ajustadas parecem muito elegantes. Mesmo que sua camisa esteja toda estufada e desgrenhada na cintura. (Na verdade, às vezes porque é horrível).
Calças com ajuste que passam perto do assento e dos quadris, sem nenhum constrangimento para o usuário; que correm brusca e suavemente pela perna; e acabe perfeitamente no topo do sapato. Elegância personificada.
Quatro é qualidade. Isso não é roupa de trabalho, em que um material grosso como o jeans fica bem por causa de suas marcas, manchas, desgaste e rasgos.
Este é o lado inteligente do casual, e a qualidade deve contar nos materiais. Uma rica malha de caxemira; um fino linho irlandês; um sapato bem polido. Eles são as versões casuais de um luxuoso terno penteado ou uma gravata brilhante.
Além disso, as roupas casuais não são tão artesanais quanto a alfaiataria, com lapelas enroladas à mão e caseados costurados à mão. Portanto, os materiais suportam mais o fardo.
Isso geralmente significa que as roupas são caras, mas, sem dúvida, a maneira como essas roupas são cuidadas é tão importante quanto. O que nos leva ao ponto cinco.
Cinco é menos intuitivo: uma característica que a maioria dos homens não escolheria. As roupas devem estar limpas.
primeira medida para um traje [inteligente] deve ser a limpeza. Os clientes preferem que seus profissionais pareçam bem arrumados. Roupas casuais não são desculpa para parecerem desleixadas, amarrotadas ou sujas"
Esta é uma extensão de saber como cuidar de suas roupas e de dedicar seu tempo para fazê-lo.
Um par de calças passadas limpas parece muito mais elegante do que calças amassadas ligeiramente sujas. É quase tão importante quanto saber se essas calças são de flanela, cordão ou jeans.
Por mais que eu discorde de algumas das recomendações para roupas casuais, acreditamos nos mesmos princípios. Quaisquer roupas que você escolher para usar para trabalhar, certifique-se de que tenham as mesmas características que você procura em um terno fino: bom material, acabamento fino e excelente caimento. Compre o melhor que puder."
Se há um sexto ponto, é que as roupas casuais chiques (se podemos chamá-las assim) devem ser usadas de maneira descomplicada.
Um terno parece mais elegante quando o olho se esgota: um pano de fundo limpo e arrumado que direciona o observador até o rosto do usuário, sem prender em um bolso de remendo ou corrente de relógio.
Considere o arquétipo do italiano no verão: camiseta branca, calça creme, um par de alpercatas e um suéter azul-marinho sobre os ombros. Ele realmente não existe, mas isso não importa: ele é um modelo útil.
Um aspecto fundamental de sua elegância é parecer sem esforço. Se é ou não é irrelevante. A questão é que não há afetação óbvia - nenhuma roupa que seja muito barulhenta ou que se esforce demais.
Existe graça. Na verdade, a definição de elegância de um dicionário diz tudo: “A qualidade de ser gracioso e elegante na aparência ou maneira; agradavelmente simples e organizado. ”
Seja simples e organizado.
Curiosamente, muito disso é comum na moda feminina.Como uma amiga e uma estilista feminina me disse: “As mulheres estão tão acostumadas a ouvir falar de blusas brancas simples, calça justa de lã marinho e sapatilhas transparentes. Eles são ensinados a pensar sobre essas peças de roupa separadamente e a movimentá-las conforme necessário.
“O problema com os homens é que eles ainda estão enraizados na ideia do terno. Eles precisam escapar disso e ver cada peça individualmente. Então faz sentido você usar uma camisa azul com uma jaqueta cor de oliva, não uma branca. ”
Não há muitas coisas nessa gama que funcionam para mim, mas é uma visão interessante sobre roupas femininas inteligentes - e quantas das mesmas ideias de roupas simples e discretas, orientadas por proporção e ajuste, se aplicam.
E, claro, roupas esportivas dos anos 1930 a 1950, que eram incomparáveis para esse tipo de chique casual.
Mas talvez para outra hora.
Comentários
Postar um comentário